top of page
Cetamina
Do Uso ao Abuso
Tratamento de intoxicações
Relativamente a uma intoxicação, ou a uma “overdose” como é conhecida na gíria, devem ser prestadas informações ao médico sobre a idade e peso do individuo, modo como foi ingerida a substância e se houve ingestão de outras substâncias, tais como álcool ou marijuana.
Os sintomas mais comuns da overdose por cetamina são vómitos, confusão, incapacidade de controlar o corpo ou de ter noção do ambiente circundante e respiração ofegante.
Tratamento de sintomas: administração de oxigénio ou lavagem gástrica, no entanto esta poderá ser evitada com administração prévia de carvão ativado. Não existe um antídoto para uma overdose de cetamina, no entanto, utilizam-se benzodiazepinas (diazepam ou midazolam, ou o haloperidol) para contrariar os efeitos provocados por este fármaco.
A principal complicação da intoxicação aguda é a rabdomiólise, ou seja, lise das células musculares esqueléticas, com a libertação de substâncias intracelulares para a circulação. Esta deverá ser tratada com uma adequada hidratação (19-21).
Fig. 19 - Opções de tratamento de intoxicações
bottom of page