Cetamina
Do Uso ao Abuso
K-Land
-
Sensações de euforia
-
Bem-estar
K-Hole
-
Estado dissociativo
Estados
dependentes
da dose
Fig. 3- Club Drugs
Contexto Social
A cetamina é uma das drogas ilícitas incluídas no termo “Club Drugs” por serem muito consumidas em discotecas e raves com fins recreacionais. O uso desta tem vindo a ganhar popularidade, uma vez que os seus fãs a consideram menos perigosa e menos viciante quando comparada com outras substâncias (3). A sua procura em ambientes noturnos é devida à amplificação de sensações provocadas pela música eletrónica (4) e por causar efeitos físicos semelhantes ao PCP e efeitos visuais de LSD (dietilamina do ácido lisérgico), sendo preferível a estas uma vez que a sua duração de ação é menor.
O seu efeito está dependente da dose, em doses baixas provoca um estado designado K-Land que se caracteriza por sensações de euforia e bem-estar. Em doses elevadas, leva a um estado dissociativo, relatado como uma experiência de “quase morte”, designada de K-Hole (3).
Um estudo em sete voluntários do sexo maculino que consumiram entre 5-12 doses (42,5-175mg) de cetamina ao longo de 18 meses, correspondente a 10-25% da dose anestésica, revelou algumas das sensações sentidas pelos participantes: sensação de luz por todo o corpo, sensação de que o seu corpo é feito de plástico ou madeira, distorção relativamente ao tamanho das partes do corpo, visões coloridas, sensação de leveza e de estar a flutuar, perda da noção do tempo, introspeções acerca da existência, fortes sentimentos de associação com desconhecidos, experiências de estar fora do corpo (3).